Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Vacina contra hepatite na gravidez

Hoje foi mais um dia de vacina. Pela manhã fui no posto de saúde, receber uma (de três) doses da vacina de hepatite. Aqui eu contei para vocês da minha superação em tomar a vacina do tétano e também da alegria de quando a enfermeira me disse que eu não precisava das doses da vacina de hepatite.

Ontem eu fui ao pré-natal e comentei com a minha obstetra que eu não precisei tomar as doses de hepatite (com o sorriso de orelha a orelha). Para a minha surpresa ela me orientou e disse que eu precisava sim. Por isso, que é bom anotar todos os acontecimentos e dúvidas do mês para falar no dia da consulta.

Acontece que a pessoa ao longo da vida recebe três doses da vacina de hepatite. E basta! Não existe reforço. Só que quando eu fiz aqueles primeiros exames pré-natal acusou que eu não estava imunizada. Cada pessoa reage de uma forma as vacinas e eu não sabia que elas podem ou não fazer o efeito esperado. 

Como eu tenho todos os exames, ultrassom, papéis, recados, bilhetes, bulas que foram sendo coletados durante a gravidez, guardados em uma pasta. Antes era tudo perdido e jogado. Tomei vergonha na cara. Sempre levo essa pasta, por mais que não precise, sempre precisa.

Ela pediu todo os exames e me mostrou que eu não criei anti-corpos para hepatite, que isso não era para trazer nenhuma preocupação, mas que todo o procedimento dessas doses seria reaplicados. Eu não fiquei muito feliz, né? Lógico que eu preferia estar imunizada. Tudo bem, já comecei as aplicações. A próxima ficou para abril . É tudo grátis nos postos de saúde.

Não basta só tomar as vacinas, seu médico ainda vai te receitar vários exames e neles terá a eficiência de cada um na sua vidinha. Que coisa, né? 

É um pouco mais demorada a aplicação  na idade certa a gente recebe 05,ml. Quando precisa repetir como eu, na fase adulta é 1 ml, demora um pouco mais para absorver. Parece uma fisgadinha bem lenta, mas não ficou dolorido.

A vacina de tétano nos deixou com bastante dor no braço, hematoma e um calombo  Melhora depois de seis a sete dias.

A moça que aplica as injeções, eu sempre faço os procedimentos com as mesmas pessoas, disse que quando estava grávida não tomou e que não tinha ideia de todos os riscos que a filha dela corria. Hoje disse que as duas tem tudo em dia e não abre mão de se cuidarem.

Ufa! É tanta coisa. Tanto detalhe. Mas, a gente chega lá!

Segunda vez que eu estou falando para você ir no posto com a sua carteirinha de vacinação, hein? Vale também pedir para o seu médico no próximo hemograma solicitar a presença de anti-corpos para hepatite no seu corpinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.