Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Miró - o cão quase perfeito!

O Miró precisa de uma coisa para viver. Bichinhos de pelúcia, não adianta! Ele não vive sem. É a coisa mais querida, o amor que ele tem por cada um deles. E ai de quem se atrever a pegar dele!


Mas nem tudo são flores, o Miró tem um problema de pele ligado ao que ele come. Simples assim, só que antes de sabermos o diagnóstico dele. Nós passamos por uma fase de desespero. Foram muitos exames, banhos com produtos diversos e nada, nadinha resolvia! Parecia que ele estava apodrecendo, era horrível. Cheirava mal, perdeu muito pelo, estava cheio de bolhas com pus pelo corpo todo e cada vez mais abatido. Tudo indicava a ser sarna negra! Mas, os exames davam negativos.


O pior era lembra de como a Gabriela tinha nos entregado e no que ele tinha se tornado. Aquele bebê de pug tão perfeito, que algumas veterinárias tinham indicado a participar de competições de tão perfeito que era, agora estava acabado.




O dia em que tiramos essa foto (abaixo), começamos a nos preocupar. Ele tinha quatro meses, continuava lindo, mas começaram a surgir bolinhas em seu rosto e corpo. Assim, que a Gabriela viu essa foto pediu para cuidarmos e levamos na veterinária Rafaela, de Bertioga. (Uma queridona)! Meses de desespero se passaram...

Miró com quatro meses - início da crise

Ele perdeu pelo demais, sofreu demais com os procedimentos e remédios. Até que um dia, tivemos uma ideia. Experimentar a tal ração hipoalérgica que tinha sido comentada (e descartada) em uma das consultas com a Dra. Rafaela.

Miró com seis meses no auge do seu problema misterioso, com queda de pelos, pus e cheiro desagradável.

Fomos num petshop, compramos a Royal Canin Hipoallergenic e começamos a dar apenas para o Miró. O Monet continuava a se alimentar com a Royal Canin Mini Junior Indoor. Em quatro dias, as bolinhas de pus pelo corpo diminuíram, inclusive a sujeira da dobra nasal. Começamos a achar que estávamos no caminho certo e graças a Deus, deu certo. Depois de quatro meses de crise, começamos a ver um sinal de melhora.

A questão é que o Monet continuava comendo a ração anterior, e só do Miró levar uma lambida do Monet, já era suficiente para começar tudo novamente. Tivemos que mudar os dois pugs para a ração nova. Aos poucos o Miró está se recuperando. O pelo já voltou (parcialmente), o mau cheiro passou e ele consegue se manter mais limpo.


Voltamos a ser felizes, sem preocupações. Ainda é preciso muita paciência. Não sei se a aparência vai voltar a ser a mesma (perfeita) de quando ele era bebê, mas já basta ele estar saudável. Ás vezes ainda temos uns pequenos acidentes: algumas pessoas não entende que não é frescura, que não pode dar nada para ele. Tem dias que ele acaba comendo um croquetinho de ração de outro cãozinho. E lógico, sem querer acabam derrubando pedaços de comida no chão e ele pega. O pior já passou. Ele está cada vez mais lindo.


Aqui em casa, nada pode cair no chão. N-A-D-I-N-H-A! Todo cuidado é pouco. Um policia o outro para não cair na tentação de dar nada que não pode. o Miró come: ração, água de coco, manga, maça fuji, uva thompson, melancia sem caroço (óbvio), já tomou um pouquinho de suco de goiaba (sem adoçar), já dei chá de camomila (eles não gostaram) e já comeu um tiquinho de biscoito de polvilho. Mas, isso é exceção. A básico é ração, bem pouquinho e na hora certa! Dieta balanciadíssima.


Mas, é o cego?

O cego, amiga, revira lixo (da cozinha e do banheiro, eca!) e quando a gente não chega a tempo, ele come uma ou outra porcaria. É um vira-lata, é magro e não tem nenhum problema em bater um prato de comida (Lógico que a gente não deixa nem que ele sonhe com isso). E A GENTE QUE ACHAVA QUE O MONET É QUE IA DAR TRABALHO!!!

Um comentário:

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.